segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROFª/CURSISTA: LEILANE COELHO LEAL

ANÁLISE DO LIVRO “UBIRAJARA”

O romance Ubirajara, de autoria de José Alencar foi escrito em 1874, nele o autor narra em tom de lenda o mundo indígena, antes da chegada dos portugueses, Ubirajara é um exemplo de idealização de um berço heróico, de homens que guiam pela bravura e pela honra; o enredo é desenrolado em um ambiente paradisíaco onde tudo é beleza e abundância.
Alencar narra à origem da nação do ubirajaras que habitava as cabeceiras do rio São Francisco quando os caramurus, isto é, os portugueses, aqui chegaram.
Jaguaré é um jovem índio araguaia, que chega à idade de se tornar guerreiro. Mas para isso tem de realizar um grande feito, derrotar um inimigo de grande valor. Esse inimigo logo cruza seu caminho: é Pojucã, o matador de gente, temível guerreiro tocantim. Vencendo esse duelo de gigantes, Jaguaré toma o nome de guerra de Ubirajara, o senhor da lança, e torna-se chefe dos araguaias, sucedendo a seu pai. Mas o amor por uma índia tocantim leva-o à aldeia inimiga, para disputá-la com os bravos do seu povo. Ao amor, segue-se a guerra, que traz ao herói o desafio de mostrar-se honrado e justo, virtudes insubstituíveis de todo grandes guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário