segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UNIDADE ESCOLAR 31 de MARÇO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROFESSORA: LEILANE COELHO LEAL
DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA SERIES: 3ª e 4ª

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

O presente relatório pretende evidenciar as atividades realizadas na sala de aula no dia vinte e um do mês de maio, nas turmas de 3ª e 4ª serie com objetivo de possibilitar a construção de conceitos sobre as variantes lingüísticas bem como a construção de um conhecimento, a fim de aprimorar a auto-estima do alunado de
forma reflexiva e critica diante da complexidade da língua. Deste modo o programa Gestar II, Língua Portuguesa, propõe sugestões de atividades que promovem o “conflito” entre o que se sabe sobre a língua e o que de fato é a língua (Portuguesa) em virtude optei pelo atividade do avançando na prática, TP1, da U1 página 23.
Por a escola esta localizada na Zona Rural do município e por possuírem uma linguagem típica da população que vive no campo achei importante se trabalhar a respeito das variantes lingüísticas, com intuito de declarar a importância desta linguagem para o enriquecimento e valorização da cultura local; a principio foi abordado por mim que a linguagem é a representação do pensamento utilizada como forma de comunicação entre membros da mesma espécie onde neste processo há uma certa influência de um sobretudo (locutor ,receptor) sobre outro de acordo com a posição que se encontram na interação. Foi esclarecido ainda que na linguagem existem certas características- marcas pessoas com intuito de personalizar ou enriquecer o vocabulário.
Logo após foi lido pela professora o texto Retrato de Velho de autoria de Carlos Drummond de Andrade, a seguir foi realizado oralmente o estudo do texto previsto ao final da leitura alem de questões extras elaboradas por a própria professora, na ocasião foi novamente exposto a importância da língua e da cultura como recursos de valorização dos costumes pessoais e de grupos num determinado tempo e espaço.
Os alunos foram questionados sobre palavras desconhecidas para eles existente no texto, na oportunidade foi explicado que a língua apresenta inúmeras possibilidades de variação de uso, numa delas existem as gírias- linguagem própria dos jovens, a seguir propus o trabalho de construção do vocabulário próprios deles.
De inicio percebi certo receio na exposição de palavras, expressões ou termos usuais dos jovens houve neste momento um silêncio na sala era como se o que tivesse propondo fosse algo errado ou coisa parecida, pude perceber então um certo preconceito contra a própria forma de falar, provavelmente por considera-las erradas e/ou vulgar.
Na oportunidade foi explicada que realmente existe gírias que não devem ser utilizadas em determinadas situações por se tratarem de palavrões, etc, mas que na verdade a maioria delas são a expressão da linguagem utilizadas pelo jovens de cada época e que sem excessos podem ser utilizadas normalmente.
No entanto foi explicado a importância deles saberem e terem um bom vocabulário pois as gírias se restringe a ambientes de contatos mais pessoas ( como família, na vizinhança, entre amigos) e que em algumas situações deve se procurar utilizar uma linguagem formal.

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