ESTADO DO PIAUI
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTONIO ALMEIDA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PDE/GESTAR II - PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - LÍNGUA PORTUGUESA
Relatório da I oficina Introdutória
formadora:Maria Trindade Ferreira dos Santos
Data da realização: 08/04/2009
Local: Unidade Escolar Teresa Alves da Costa Albuquerque
c/horária: 04:00 horas Início:07:30hs Término: 11:30 horas
Frequência: 13 professores cursistas
A Primeira Oficina introdutória unificada (Matemática, Língua Portuguesa) do GESTAR II, realizou-se com o propósito de apresentar a organização o funcionamento e os objetivos do Programa.
Na acolhida as formadoras desejaram boas vindas aos cursistas, proporcionando um momento de reflexão com a apresentação do slide da música, " que é o que é" do cantor Gonzaguinha. A participação foi unânime.
O segundo momento, foi a entrega do material da formação: O kit de livros do Programa e pasta contendo materias necessários a formação: lápis, caderno, régua, papel A4 etc.... Os trabalhos iniciaram a partir do Guia geral, unidade1: O GESTAR COMO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO, para identificar os fundamentos do programa e sua articulação como política de formação continuada. Na oportunidade foram exploradas as expectativas individuais e grupais dos cursistas, bem como, suas dúvidas relacionadas ao programa.
EXPECTATIVAS COLETIVAS: melhorar a prática pedagógica; ampliar conhecimentos; melhorar enquanto profissional e enquanto pesssoa; transmitir conhecimentos de forma compreensiva e criativa; abrir novos horizontes para aprendizagem.
DÚVIDAS COLOCADAS PELOS PROFESSORES: O programa se direcionará para a prática em sala de aula, ou será estudos de teoria? O seu conteúdo é composto de algumas sugestões de atividades e/ou metodologias para serem trabalhadas em sala de aula? Como serão distribuidos os encontros? As respostas aos questionamentos foram apresentadas pela formadora conforme consta no Guia geral sobre: a caracterização, a modalidade e as ações intbegrantes do GESTAR II. Apresentou ainda de forma suscinta a proposta pedagógica para Língua portuguesa, as expectativas de mudanças e as especificidades do programa em cada escola, a utilização dos cadernos de atividades de apoio a apredizagem dos alunos. E para melhor entendimento sugeriu aos professores a leitura do Guia geral.
Na sequência deu-se continuidade com preenchimento do questionário da unidade 2: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR II, para explorar as concepções de ensino e aprendizagem e o papel do professor. Duante a discussão com a colaboração da formadora da turma de matemática, professora Dilvací,vários questionamentos foram feitos proporcionando uma busca de soluções para as inquietações e angustias dos professores. Que numa visão coletiva, manifestaram a eficácia da compreensão de ensino aprendizagem:" É o processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano. Acontece de forma lenta e continua devido sua complexidade, e se baseia na troca de experiências entre professor e aluno na busca pelo desenvolvimento das capacidades dos mesmos.Mas, ao mesmo tempo é gratificante, pois, é eterno e sempre nos instiga a buscar novos conhecimentos." Quando questionados sobre o papel do professor os cursistas responderam:" é orientar para o desenvolvimento e formação de cidadãos críticos e reflexivos; é ser mediador na transmissão dos conhecimentos devendo este ocorrer de forma participativa; é preparar o aluno para a vida." Expôs-se ainda com muita clareza a implementação do programa, onde a formadora de matemática apresentou a proposta pedagógica da área. de forma breve falou das expectativas de mudança e a especificidade do programa em cada escola, os procedimentos para utilização do material de apoio e aprendizagem dos alunos na área de matemática.
Os cursistas demonstraram interesse e confiança na proposta do GESTAR II a partir do momento que compreenderam que o programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões práticos-teóricas que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores e a elevação da qualidade do ensino de Língua portuguesa e matemática. Após a reflexão relacionada a compreensão da proposta do programa, as formadoras falaram do compromisso e orientaram o estudo da unidade 1 do caderno de Teoria e Prática (TP1), conforme cada\área de estudos.
A Proposta de calendário das oficinas quinzenais surgiu da combinação entre as formadoras,cursistas, diretores, secretário de educação e coordenadora pedagógica das unidades escolares: Teresa Alves da Costa Albuquerque e Luis Martins de Araújo.
Para o encerramento dos trabalhos foi exibido um slide da música Epitáfio, dos Titâs, seguida de reflexão direcionada ao otimismo e perseverança.
Recursos utilizados: computador, datashow, slides de músicas, pasta, papel A4, xeróx, lápis, caderno, guia geral do gestar II etc.
Nosss gratidão aos colaboradores: Arquelau Neto - acessoria técnica.
Antonio Almeida (Pi), 08 de abril de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário