sexta-feira, 19 de junho de 2009

Planejamento

Estado do Piauí
Prefeitura Municipal de Antonio Almeida
Secretaria Municipal de Educação
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, EM SERVIÇO, DOS PROFESSORES DAS REDES: MUNICIPAL E ESTADUAL

3º ENCONTRO / OFICINA 1: TP 1 – UNIDADE 2

Formadora: Maria Trindade F. dos Santos Carga horária: 04:00 horas
Data: 22 de maio de 2009


Objetivos:

Ø Refletir sobre a atuação do professor de Língua portuguesa em sala de aula;
Ø Discutir e aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores de Língua portuguesa;
Ø Caracterizar a norma culta; a linguagem literária e a língua oral e a escrita.

PAUTA:
Acolhida: Dinâmica ( O jardim e o jardineiro)

· Leitura do relatório da oficina anterior;
· Distribuição dos materiais reproduzidos e de apoio
· Leitura da pauta (planejamento)
· Observações sobre o texto de referência (TP 1 UND. 1 – pág 44)
· Apresentação e discussão do tema: Variantes Lingüísticas : desfazendo equívocos ( TP 1 – UND. 2)
· Socialização do lição de casa ( 3 relatos)
· Trabalho com o texto: A OUTRA SENHORA
· Encaminhamentos para o estudo das Unidades 1 e 2 do TP 1
· Combinar agenda dos plantões e acompanhamento pedagógico com os professores cursistas;
· Orientar a Lição de casa
· Avaliação da oficina

ENCERRAMENTO: Dinâmica

Estratégias:

Sem perder as especificidades do Caderno deTeoria e Prática (TP), serão desenvolvidas as seguintes estratégias:
- Leitura compartilhada de textos;
-Sistematização dos principais tópicos dos TPs com discussão das propostas didático-pedagógicas;
-Realização de atividades (individual e/ ou em grupo) propostas pelos TPs;
-Constituição de Diário Reflexivo/Portifólio como estratégias de avaliação formativa.

Metodologia:

De modo geral, o curso será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm , professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma serão desenvolvidos trabalhos em grupo , aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação.
As atividades avaliativas compreenderão análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino, participação e presença nas discussões e apresentações de textos.

Recursos:
Serão utilizados os TPs e todo o material necessário que compõem o Kit do GESTAR II – Língua Portuguesa; data show, material fotocopiado, papel madeira; pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, caderno de freqüência e registros e outros materiais necessários.......


Referências Bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.











Um comentário:

  1. Parabéns pelo planejamento! Vejo que temos textos diferentes aqui. Se possível, socialize-os com a turma no e-mail coletivo, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir