segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Relatório parcial da aplicação do programa no município de Antonio Almeida - Pi

ESTADO DO PIAUI

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROGRAMA GESTAR – II / LÍNGUA PORTUGUESA


Relatório da execução das ações do Gestar II – Língua portuguesa


FORMADORA

Maria Trindade Ferreira dos Santos

Antonio Almeida – Pi,

Nov /2009


Sumário

APRESENTAÇÃO 03

OBJETIVOS 04

1. IDENTIFICAÇÃO DO FORMADOR E O LOCAL DO CURSO 05

2. INFORMAÇÕES SOBRE OS PROFESSORES CURSISTAS 06

3. O PROGRAMA NO MUNICÍPIO 08

3.1. As ações 10

4. CONTRIBUIÇÕES DO GESTAR II 13

5. REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO 17

CONCLUSÃO 18

BIBLIOGRAFIA 19

ANEXOS 20


Apresentação

O Presente relatório é o resultado da análise da execução do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar de Língua Portuguesa – GESTAR II, no município de Antonio Almeida – Piauí, no decorrer do ano de 2009.

O Programa atende as necessidades de formação profissional dos professores de língua portuguesa de (5ª a 8ª) séries finais do ensino fundamental em duas escolas públicas, sendo uma da rede municipal e outra da rede estadual de ensino.

A formação inclui estratégias de estudo individuais e coletivas com encontros presenciais e possibilita a troca de experiências entre as cursistas e a reflexão sobre a prática em sala de aula, para a garantia da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, através da valorização profissional e pessoal do professor, que tem a tarefa de mediar a criação de situações de interação de seus alunos e estimular a reflexão sobre os diversos usos da linguagem nas mais variadas situações sócio-comunicativas.

Este relatório visa apresentar o registro da análise dos trabalhos de execução do programa GESTAR II, realizados pelos cursistas com seus alunos, considerando a avaliação das formas de contribuição dos mesmos como fator de mudança na escola, destacando suas dificuldades e avanços no decorrer do programa.

A primeira parte compreende uma reflexão sobre o papel da formadora, do local do curso e os dados de identificação respectivamente. A segunda apresentará uma análise reflexiva sobre os professores cursistas. As partes seguintes abordarão dados processuais da execução do programa, bem como, pontos positivos e pontos a melhorar.

Para melhor compreensão do que foi exposto, faz-se necessário a verificação do material em anexo, no final deste relatório.

Objetivos

· Apresentar análise dos trabalhos realizados pelos professores cursistas junto aos alunos, no decorrer das atividades do Gestar II;

  • Avaliar as formas de contribuição do professor na realização do programa como fator de mudança e a especificidade do programa em cada escola;

  • Destacar as dificuldades encontradas pelas cursistas durante o programa, bem como seus avanços.

1. Identificação da formadora e local do curso

No decorrer desse processo de busca pelo aprimoramento da prática pedagógica e profissional, é fundamental a análise da percepção dos professores cursistas em relação ao formador, uma vez que o fator determinante do que é crucial para o programa Gestar II, é suscitar nos cursistas o ato da reflexão sobre sua prática, por meio de sua formação, possibilitando condições para o desenvolvimento dos alunos, de forma harmoniosa, autônoma e cooperativa para a formação cidadã crítica e criativa.

FORMADORA:

Maria Trindade Ferreira dos Santos

Formação: Licenciada em Pedagogia, ministrando aulas da disciplina de Língua portuguesa de 5ª a 8ª séries a 10 anos, com ampla experiência em formação de professores.

Profissão: professora

Endereço: rua -13 de maio, 169 – centro / CEP 64 855-000

Cidade: Antonio Almeida – Pi

Tendo em vista a indisponibilidade de espaço físico adequado para a realização das oficinas nas unidades escolares onde funciona o programa, as mesmas estão sendo realizadas na Biblioteca pública municipal, em comum acordo com as escolas, e pessoas envolvidas na execução do programa nas duas unidades escolares.

O prédio é bem localizado, arejado e oferece estrutura suficiente para atender as demandas do programa.

LOCAL DO CURSO:

Biblioteca pública municipal Denilda Rodrigues Guimarães

Endereço: rua – Presidente Dutra, s/n – CEP. 64 855 – 000

Cidade: Antonio Almeida – Pi.

2. Informações sobre os professores cursistas

O Programa teve início com 15 professores inscritos e segundo a participação e freqüência, atualmente, conta-se com 08 cursistas. Apenas 01 com formação superior em outra área, mas ministrando aulas de Língua portuguesa de 5ª a 8ª séries na Unidade escolar Teresa Alves da Costa Albuquerque.

Os evadidos justificam-se por motivo de saúde ou por trabalharem os três turnos em sala de aulas, não dispondo de horas suficiente para o estudo individual dos TPs e demais material e atividades do programa.

Inicialmente o grupo demonstrou um comportamento de angústia diante das questões abordadas e dos vários questionamentos que foram surgindo no decorrer dos estudos e atividades individuais e coletivas, coordenadas pela formadora. No entanto, esse comportamento aos poucos foi se transformando diante da retomada do processo de estudo e questionamentos sobre as unidades, diante da execução de cada lição de casa, do desenvolvimento de atividades propostas nos TPs e da reflexão em relação aos objetivos de aprendizagem e dos resultados obtidos em sala de aulas em cada atividade que era desenvolvida com os alunos.

Porém, segundo os professores, o comportamento dos alunos e a ausência de pais contrariam suas expectativas de mudanças em relação a proposta do Gestar II, principalmente na contextualização de conteúdos e na prática da interdisciplinaridade, quando do envolvimento de outras áreas do conhecimento e da comunidade escolar. Tais comportamentos, as vezes chegam a limitar o aproveitamento em sala de aula.

Dessa forma, o que parece desestimulador apresenta-se como um desafio enfrentado cotidianamente pelos professores que demandam a motivação, na reflexão e no desejo da mudança através de uma nova modalidade de educar seus alunos, que contempla a associação entre teoria e prática.

3. O Programa no município

Devido ao atraso no recebimento do material do Gestar II – Língua portuguesa, a formação teve início com a oficina introdutória, unificada, no dia 08 de abril de 2009, com duração de 4:00 horas, para apresentação do Gestar II de Língua Portuguesa e matemática para a comunidade escolar.

A formação segue um cronograma, contendo vinte oficinas: 02 introdutórias, para apresentação e planejamento, 16 dos TPs incluindo 04 reuniões pedagógicas para a socialização dos estudos e 02 de avaliação. Todas com carga horária de 4:00 horas. Consta ainda que a elaboração do projeto corresponde a 40:00 horas distribuídas no decorrer do curso e fará parte da pauta das reuniões de trabalhos pedagógicos.

O Gestar II de Língua portuguesa, atende a necessidade de formação de professores das redes municipal e estadual de ensino. Tendo em vista que 50% deles pertencem as duas redes de ensino, inclusive a formadora, a 11ª Gerencia Regional de Educação buscou parceria junto ao município para oportunizar a formação para todos os seus professores de Língua portuguesa.

A estrutura física e os recursos necessários ao desenvolvimento do programa são previamente planejados com a coordenadora e disponibilizados pela Secretaria municipal de educação, inclusive despesas com deslocamento, alimentação e hospedagem do formador, para participar dos eventos de formação em Teresina. As despesas com cópias de textos das Atividades de Apoio a Aprendizagem - AAA, para serem trabalhados na sala de aula, são custeadas pela escola.

O cronograma das oficinas é compatível com a carga horária dos professores nas escolas. As oficinas e reuniões de trabalho pedagógico são realizadas às sextas - feiras no turno da manhã de 8:00 às 12:00 horas podendo variar de 7:30 às 11:30.

A comunidade escolar é informada sobre o programa e abraçaram as atividades do projeto de leitura. A interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento oportunizou um maior envolvimento dos professores e da equipe gestora da escola com o programa. Percebe-se ainda um pouco mais de interesse dos pais pelas atividades escolares do filho.

Houve uma boa receptividade do programa por parte dos alunos , a princípio queriam saber tudo a respeito. Aos pouco foram percebendo a proposta por meio das atividades realizadas em sala de aula. A medida que iam realizando as atividades, começavam a perceber a mudança na transposição didática, onde o professor criteriosamente explora o texto como ferramenta de transformação, problematização e de elaboração de conceitos, associando teoria e prática focando a importância da cultura através do ensino de língua.

As escolas procuraram se aproximar, dentro do possível para se adequarem a proposta do Gestar, proporcionando um ambiente saudável de aprendizagem. A equipe gestora sempre atenta aos possíveis conflitos e modificações estruturais e funcionais da comunidade, fazendo com que os demais funcionários percebem a importância da viabilização do Gestar dentro escola.

Foram realizados 17 encontros entre oficinas introdutórias, dos TPs e de avaliação correspondendo um total de 68 horas presencias e faltando apenas um total de 12:00 horas que corresponde a 3 oficinas ,para concluir a formação que está prevista para 19 de dezembro de 2009, com a última oficina do TP 2.

Os TPs estão sendo trabalhados numa seqüência assim descrita: TP 01, TP03, TP 04, TP06, TP05, TP 02 . A princípio houve um equívoco, pois segundo a formadora da UNB, professora Carol, a orientação seria começar pelo TP03. Após o estudo do TP 01, deu-se continuidade a seqüência dos TPs orientada pela formadora da UNB.

3.1. As ações

A FORMAÇÃO

A Formação foi prevista para o ano de 2009, com início em abril e término em dezembro, e se processa por meio de estudos individual onde o professor é orientado a dedicar cinco horas semanais para o estudo dos cadernos de Teoria e Prática – TP ; e por meio de estudos coletivos realizados nas oficinas e reuniões de trabalho pedagógico e no acompanhamento e plantões pedagógicos, numa estratégia de estudos com atividades presenciais coletivas e individuais à distância com conteúdos teórico e prático.

  • AS OFICINAS

São coletivas, previamente planejadas, orientadas e motivadas pela formadora para o estudo interativo do conteúdo dos cadernos de teoria e prática. A cada oficina as cursistas são orientadas pela formadora para o estudo individual a partir da leitura e reflexão das questões a serem abordadas nos plantões pedagógicos individuais.

As oficinas envolvem dinâmicas que fazem o professor refletir sobre sua prática pedagógica e compartilhar suas reflexões e experiências com o grupo.

A padronização das oficinas seguem o formato do Programa, sugerido no guia, com uma ampliação da pauta conforme os planejamentos:

· Dinâmica

· Leitura do relatório da oficina anterior

· Distribuição do material reproduzido e de apoio

· Leitura da pauta (planejamento)

· Observações sobre o texto de referência

· Sistematização do estudo das unidades do TP (slides)

· Socialização da lição de casa (relatos e entrega de relatórios)

· Resolução de atividades com textos

· Encaminhamentos para o estudo das unidades seguintes

· Orientar a lição de casa

· Avaliação da oficina.

· PLANTÕES PEDAGÓGICOS

A formadora faz uma visita semanal em cada escola para o atendimento individual das dificuldades específicas dos professores quanto a suas dúvidas no momento da transposição didática em sala de aula, dando apoio afetivo e pedagógico para garantir ao professor a segurança na sala de aula na implementação do programa, uma vez que a formação continuada é em serviço. São garantidas 4:00 horas na escola com alternância semanal de turnos.

  • ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

Os plantões são semanais e de 4:00 horas, com alternância de turnos. A agenda dos plantões e acompanhamento pedagógicos foi discutida e elaborada com os professores de cada escola, quando da alternância de turno os mesmos são informados com antecedência.

A formadora participa da aula com o professor regente e alunos , observando dificuldades e avanços para propor estratégias de melhoria na prática pedagógica.

Não foi possível o acompanhamento preliminar das cursistas antes de iniciar o programa , algumas realizaram uma avaliação diagnóstica inicial com os alunos sobre a aprendizagem de língua portuguesa. Em outubro foi realizada uma pesquisa com os alunos das professoras cursistas de caráter avaliativo sobre o ensino de Língua portuguesa, cujo dados obtidos, subsidiou a conclusão da elaboração do projeto.

  • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS

Foi realizadas duas avaliações com alunos das professoras cursistas, uma

Avaliação diagnóstica de entrada realizadas ´pelas professoras, e uma pesquisa feita no mês de outubro, sobre o ensino e aprendizagem de Língua portuguesa nas escolas, onde os alunos foram capazes de apontar suas dificuldades na leitura e na escrita a partir do trabalho com textos. Os mesmos demonstraram – se acessíveis a nova modalidade do ensino de língua proposto pelo Gestar.

  • AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS PROFESSORES

Os professores são avaliados constantemente de forma processual, nos

Estudos coletivos, por meio de suas produções, na transposição didática em sala de aula, na elaboração e execução do projeto, na freqüência e participação e no decorrer do acompanhamento pedagógico. As produções contidas no portifólio do professor são analisadas e atribuídas um conceito.

As duas oficinas de avaliação realizadas em agosto e novembro de 2009, foi um momento de reflexão, onde os professores analisaram suas produções contidas no portifólio fazendo comparações. Na oportunidade os mesmos fizeram uma auto-avaliação de sua atuação no programa.

  • O PROJETO

A execução do projeto de leitura “Um sonho de poesias” elaborado pelos professores, deu-se início em 03 de novembro de 2009, com a apresentação para a comunidade escolar, com previsão da culminância para 15 de dezembro de 2009, num período que compreende 30 dias letivos. Tendo em vista as características da clientela e suas necessidades de aprendizagem, e 50% dos professores pertencerem as duas unidades escolares, optou-se pela elaboração e execução de um só projeto de leitura para as duas escolas.

  • O PORTFÓLIO

O Portfólio é inovador. Inicialmente o grupo demonstrou resistência quanto a sua organização. A partir do momento em que foi colocado na pauta das oficinas, para discussão, houve uma modificação no comportamento do grupo, logo começou a organizar e a comparar suas produções, identificando alguns avanços em relação a leitura e os processos de escrita. Assim, compreenderam sua importância no processo de aprendizagem fazendo com que seus alunos também pudessem compreender. Percebe-se que, os trabalhos orientados nas oficinas e reuniões, desenvolvidos em sala de aula, tem sido uma grande contribuição do curso na aprendizagem das nossas cursistas.

4. As contribuições do Gestar II

Levando em consideração o objetivo geral do Gestar II de possibilitar ao professor de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos, para inserção dos alunos na sociedade como cidadãos conscientes e capazes de se expressar criticamente (Guia geral; p.34), apresentamos a seguir o Quadro I, contendo uma síntese do resultado da análise em relação as competências esperadas dos professores conforme o programa; e o Quadro II, contendo uma síntese da análise em relação aos dados processuais da execução do programa.

Quadro I

Resultado da análise das competências esperadas dos professores

PONTOS POSITIVOS

PONTOS A MELHORAR

a).Como usuário da língua

a).Como usuário da língua:

O professor é capaz de refletir sobre a linguagem e a língua portuguesa

Amplo domínio da linguagem, das suas várias modalidades e formas e nos seus diversos contextos.

Reconhecer os usos sociais da linguagem

Interessar-se por textos artísticos

Posicionar-se criticamente com relação aos diversos tipos de textos


b). Como profissional

b). Como profissional

Atuar de forma consciente, produtiva e adequada à comunidade, valorizando as práticas democráticas



Desenvolver projetos de aperfeiçoamento(formação e ampliação de horizontes)

Refletir sobre a prática docente a atuação da escola e suas relações com a sociedade


c). Como professor de Língua portuguesa

c). como professor de Língua portuguesa


Observa, registra, organiza e sistematiza os fatos da gramática interna, descritiva e normativa

Seleciona e organiza os conteúdos e as matérias de ensino-aprendizagem, conforme a realidade dos seus alunos


Pesquisa, avalia e adota métodos estratégias e materiais adequados e inovadores para a sua atuação.


É evidente que a execução do Gestar II, provocou mudanças significativas na rotina das escolas, no comportamento dos professores, pais , alunos e funcionários. Dentre as mudanças ocorridas foram destacadas algumas dificuldades que precisam ser melhoradas.

Quadro II

Síntese da análise dos dados processuais do programa

AÇões

Mudanças

Pontos a melhorar

Portfólio

-Melhora efetiva na qualidade das produções dos professores e alunos; e no ambiente escolar.

-Professores e alunos com mais autonomia de suas idéias na tomada de decisão.

- na sistematização e análise das produções para compreensão do processo em desenvolvimento, de forma segura.

- melhorar no professor e aluno o estímulo para a realização de atividades complementares.

Projeto de leitura

-Participação ativa dos alunos e envolvimento da comunidade escolar na valorização dos seus interesses.

-Mais interesse pela leitura e produção de textos.

- Na articulação com os professores das áreas interdisciplinares.

-Ampliação dos conhecimentos por meio de atividades complementares.

Estudo

-Alteração na rotina de estudo de professores e alunos

-Definição da agenda de estudos individuais e complementares.

Oficinas

- A prática de reflexão no grupo e a interatividade no ambiente escolar no compartilhamento das experiências com demais membros da escola e comunidade.


Plantão pedagógico

-Ampliação e utilização de novas estratégias de aprendizagem e o uso consciente em sala de aula.

- Comportamento do professor

Acompanhamento

pedagógico

-a escola como espaço de formação permanente e a construção do relacionamento de confiança e respeito com membros da comunidade escolar.


Aprendizagem

-Ampliação dos conhecimentos dos conteúdos de língua portuguesa e o domínio do trabalho com texto, pautado na interação e contextualização

-Realização de estudos complementares

-organização das produções para o potfólio.

Avaliações

-Acompanhamento permanente, contínuo e sistemático de desempenho dos professores e alunos.

-Desenvolvimento da autonomia nos professores e alunos e da relação de confiança entre ambos.

-Compreensão de critérios na avaliação diagnóstica

-Desenvolvimento no hábito de se auto-avaliarem.

5. Reflexões sobre o estudo

Nesse processo de aprendizagem e de transformação que é a formação continuada em serviço, faz-se necessário a reflexão constante para o encaminhamento dos avanços no processo ensino-aprendizagem.

Segundo as professoras a freqüência dos estudos é uma forma de garantir autonomia e segurança nas aulas e na coordenação das ações do programa, por meio da aprendizagem adquirida com as atividades propostas pelo Gestar. Que por um motivo , ou outro, nem sempre são realizadas pontualmente.

As cursistas demonstram compromisso com a assiduidade às oficinas e reuniões de trabalho pedagógico, e no cumprimento dos horários com o grupo de estudo e demais ações do programa desenvolvidas no âmbito da escola, onde os conteúdos abordados são sempre associados aos conhecimentos prévios dos alunos o que dá o embasamento no momento da reflexão. Dessa forma, essa nova modalidade de abordar os conteúdos é uma contribuição para desenvolver a habilidade de leitura e realizar pesquisas, a respeito de conteúdos desenvolvidos no curso.

O trabalho coletivo é uma experiência êxitosa, por que tem proporcionado o cumprimento da agenda e atender aos objetivos propostos pelo programa, na área de Língua portuguesa.

Segundo as professoras a atuação da formadora corresponde as expectativas do programa e do grupo, de forma que a cada encontro, todas se despediam otimistas de suas dúvidas e angústias em relação aos conteúdos estudados.

CONCLUSÃO

As possibilidades de mudanças na atuação profissional do professor não se esgotam aqui, tendo em vista que esta é uma avaliação parcial do programa

e que a formação, só era concluída na culminância do projeto, com a confecção de um livro de poesias de autoria dos alunos e na realização da última oficina prevista para o dia 19 de dezembro de 2009, quando deveremos estar refletindo sobre novos avanços no desempenho dos professores cursistas e dos seus alunos.

O Gestar compreende um conjunto de inovações que tendem a impactar com a prática pedagógica de alguns professores de língua portuguesa dos anos / séries finais do ensino fundamental. Este conjunto é formado de elementos capazes de introduzir o aluno na sociedade por meio do desenvolvimento profissional e pessoal do professor. Desde o início, sua implementação vem propiciando mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem através da prática pedagógica dos professores cursistas.

Contudo, o Gestar não representa apenas dificuldades, mas também desafios, que motivam o professor e o estimula na direção da busca de resultados positivos, que contempla a eficiência da prática e a eficácia do ensino de língua nas escolas. Dessa forma, faz-se necessária a ampliação da competência do professor como usuário da língua para mediar a interação motivando seus alunos a reflexão sobre a linguagem nas diversas situações sócio-comunicativas.


Bibliografia

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – Gestar II. Guia geral. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2008 76 p.: II.


ANEXOS

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