segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PROJETO DE LEITURA " Um sonho de poesias"

ESTADO DO PIAUI
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
U.E.TERESA ALVES DA C. ALBUQUERQUE 5ª A 8ª SÉRIES
PDE / GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

AUTORAS
Professores de Língua portuguesa

CURSO
Programa Gestão da aprendizagem escolar/Gestar II

ANTONIO ALMEIDA, PI

OUT./2009


ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
U. E. TERESA ALVES DA C. ALBUQUERQUE DE 5ª A 8ª SÉRIES
PDE / GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA


Projeto de Leitura


PROFESSORAS: Francileide Sousa do Nascimento
Laudenir Pereira dos Santos
Leilane Coelho Leal
Zelina Ferreira xavier Feitosa
Maria Janaína Coelho Ferreira



TEMA: Leitura de poesias

TÍTULO: “Um sonho de Poesias”

PROBLEMA:

Diante das atividades de leitura propostas e do estudo realizado nas turmas de 5ª a 8ª séries (anos finais ) do ensino fundamental , é visível a desmotivação dos alunos em relação a leitura de textos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As transformações ocorridas no mundo moderno trouxeram consigo uma nova concepção de educação, que demanda um ensino aprendizagem de Língua portuguesa pautado na utilização da linguagem por meio de um processo de interação, que proporcione aos educandos a inserção na sociedade, como cidadãos conscientes atuando com competência nas diversas situações sócio comunicativas.

Mediante essa visão, comparada as necessidades e dificuldades de aprendizagem dos alunos entre 10 a 14 anos, decidimos optar pelo projeto de leitura de poesias como forma eficiente de resolver um problema e evitar conseqüências desastrosas na aprendizagem dos alunos. Assim diz JULIBERT (1994), que um projeto se constitui num esforço para a resolução de um problema, explorar uma idéia ou construir um produto que seja significativo para quem tenha planejado ou mesmo, imaginado. Dessa forma a proposta abordada corresponde ao pensamento do autor.

As ações previstas seguem os rumos da abordagem sócio –construtivista, e se fundamentam numa concepção de ensino – aprendizagem, onde alunos e professor constroem o conhecimento juntos numa relação de interdependência, baseada no interesse e na participação do aluno e na atuação do professor, mediador. Assim o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Na relação professor – aluno, concebemos que essa relação são laços afetivos e de compromissos que se constroem ao longo do trabalho de aprender-ensinar. Nesse sentido o papel do professor é colocar o aluno em contato com o conhecimento construído historicamente, num trabalho conjunto e cooperativo, considerando os interesses dos alunos, atuando em sala e na comunidade escolar, na preparação e no desenvolvimento das aulas e na participação da comunidade escolar. A sala de aula é entendida como um espaço educativo onde se efetivam as ações por estratégias de atuação do professor e adequação a sala de aula, num sistema de avaliação processual e formativo que possibilita conhecer o aluno e orientar o planejamento do trabalho diário do professor na busca da competência segundo PERRENOUD, (2000) pode-se definir competência como a capacidade que os indivíduos têm de atuar em uma situação complexa, mobilizando conhecimentos, habilidades intelectuais e físicas, atitudes e disposições pessoais. (In: Guia geral Gestar II; p. 24) nessa linha de raciocínio as competências referem-se as ações e operações que serão utilizadas para estabelecer relações entre os objetos, situações e fenômenos que desejamos conhecer. Na relação comunidade e escola no papel educacional. A escola e a família são vistas como instituições sociais que acolhem as pessoas a partir de seu nascimento e infância e se responsabilizam por sua educação e inserção em outras instituições sociais.

Pautada nessa concepção, a execução dessa proposta irá possibilitar aos alunos da Unidade Escolar Teresa Alves da Costa Albuquerque uma aprendizagem articulada com a leitura de textos e os processos de escrita visando a solução de um problema, e o produto final que deverá despertar a motivação e o interesse dos alunos pela leitura através poesia, resultando numa aprendizagem significativa e prazerosa.

OBJETIVO GERAL:
Ler e produzir poesias diversas para elaboração de um livro de textos poéticos, com produções de autoria dos próprios alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Envolver a comunidade escolar na prática de leitura de poesias, na escola;
• Motivar os alunos a desenvolverem o hábito da leitura lendo e conhecendo o gênero poético conforme seu período histórico;
• Incentivar e orientar a busca de textos e autores poetas para que os alunos aprendam a escolher livros para ler e apreciar;
• Levar os alunos a identificar uma poesia pelas suas características;
• Apresentar o cordel como poesia regional e uma subclassificação da poesia;
• Desenvolver no aluno a prática de leitura para produção de poesias destacando as etapas de revisão e edição;
• Trabalhar para conhecer várias biografias de diversos autores poetas brasileiros;
• Familiarizar-se com a leitura e escrita por meio do manuseio de livros e textos poéticos;
• Elaborar um roteiro para auxiliar na produção de textos poéticos;
• Organizar com os alunos o espaço da sala de aula para que estes sintam-se convidados a ocupar o papel de leitores.
• Orientar para a produção de texto visual através do desenho;
• Desenvolver nos alunos técnicas e habilidades da expressão corporal para representar e recitar poemas;



METODOLOGIA
A execução do projeto requer que as suas etapas estejam articuladas e previamente planejadas numa seqüência lógica como no passo-a-passo a seguinte:

1º - Passo
• Realização de evento na escola envolvendo toda a comunidade escolar para a apresentação das atividades de abertura do projeto, bem como, seu real objetivo.
2º - Passo
• Conversa inicial com os alunos a partir de uma leitura de poesia realizada em voz alta pelo professor para a orientação de conceitos destacando o gênero textual e fazendo comparações com diversos gêneros que deverão ser apresentados pelo professor na sala de aula preferencialmente com cartazes.
3º - Passo
• O Professor organizar com os alunos uma campanha envolvendo pais, alunos, professores da escola e demais funcionários para aquisição de livros de poesias a serem doados ao acervo da biblioteca da sala de aula, que deverá ser montada com os alunos, conforme orientações técnicas do responsável pelo acervo da escola.
4º - Passo
• Realização de uma roda de leitura de poesias com a prévia apresentação de seus autores conforme as informações contidas no material de leitura de cada aluno. Nesse momento, estes deverão utilizar o acervo disponível na escola e coletânea de textos avulsos levados pelo professor e pelo próprio aluno para sala de aula e posteriormente exposto no mural de textos da sala.
5º - Passo
• Os alunos deverão apresentar por escrito as informações a respeito do autor da poesia lida anteriormente, e pesquisar sobre outros para também expor no mural de produções da sala para que todos tenham acesso;
• O Professor elabora o (planejamento) da escrita a partir de um roteiro para produção de poemas e orienta os alunos numa produção coletiva, onde o professor faz o papel de escriba.
6º - Passo
• O professor deverá proceder com a leitura e releitura do texto produzido com os alunos, e orientar sobre as estratégias de revisão e edição conforme orientações contidas no ( TP 6; p. 143 – 158). Após editar publicar no mural de produções da sala.
7º - Passo
• Leitura de poesias para exploração da estrutura e compreensão do texto (TP 4; p. 125-143) considerando os conhecimentos prévios e discutindo a cultura local, a regional e a nacional. Orientações (TP 4; p. 42 -51).
8º - Passo
• Exploração do cordel como uma modalidade da poesia regional e preparação para a leitura e produção de paródias a partir de um texto apresentado pelo professor e conhecido pelos alunos. Estes devem recitar seu texto e expor no mural de produções. O texto apresentado pelo professor vai para o mural de textos.
9º - Passo
• Oficinas de poesias ( leituras e planejamento para produção: revisão e edição de poesias produzidas pelos próprios alunos) e ilustração das poesias com imagens e desenhos (TP 6; p.181-191).
10º - Passo
• Montagem e confecção do livro
11º - Passo
• Apresentar para os alunos o livro organizado com as poesias produzidas pelos mesmos e combinar que este livro pertencerá a escola.
12º - Passo
• Preparação para o Sarau: Ensaiar os alunos para recitarem suas poesias a fim de serem apresentadas no dia do SARAU.
• Definição do horário do SARAU.

• Envio de convites para pais, alunos, conselho, e a equipe de todos os funcionários da escola, podendo ser convidadas ainda as demais escolas que compõem a rede estadual e municipal.
• Organização e ornamentação do ambiente físico.



CRONOGRAMA
PERÍODO DE EXECUÇÃO: O3 / 11/ 2009 A 15 / 12 / 2009

PASSOS

AÇÕES
PRAZOS P/
REALIZAÇÃO


Apresentação do projeto na escola
03 / 11/2009


Conversa inicial para orientação sobre conceitos
04 a 06 / 11


Campanha para doações de livros de poesia
09 / 11/2009


Roda de leitura
10 / 11/2009



Exposição no mural de produções, de informações sobre autores;
Produção coletiva a partir de um roteiro

11 / 11/2009


Leitura e releitura de texto para revisão e edição
12 / 11/2009


Leitura de poesias e exploração da estrutura e compreensão do texto
13 / 11/2009


Exploração do Cordel, preparação para leitura e escrita de paródia
16/ 11/2009


Oficinas de poesias
17 a 20/ 11

10º
Montagem e confecção do livro
23/11a 04/ 12

11ª
Apresentação do livro aos alunos
07 / 12/2009

12º
Preparação e realização do SARAU
08 a 15/12
EQUIPE DE TRABALHO
INTERDISCIPLINARIDADE
ÁREAS CONHECIM.
EDUCADORES
ATRIBUIÇÕES

Língua Portuguesa
Francileide Sousa do
Nascimento
Laudenir P. dos Santos
Leilane Coelho Leal
Zelina F. Xavier Feitosa
Maria Janaína C.Ferreira
• Responsável pela execução do projeto na sala de aula com os alunos e articular as ações com toda a equipe de trabalho.

Artes
Leilane Coelho Leal

Francileide S.Nascimento

• Confecção de murais com os alunos
• Participar das oficinas de poesias se responsabilizando em orientar sobre as ilustrações.
• Contribuir na montagem do livro
• Ensaiar os alunos para o recital.

História
Elenete Leal de Sousa • Trabalhar os problemas sociais a partir de leituras de letras de músicas;
• Discutir com os alunos a cultura local, regional e a nacional comparando aspectos presentes em textos poéticos a partir da leitura.
• Discutir os períodos históricos orientando os alunos a lerem para pesquisar em biografias de alguns poetas, ou em suas
obras seu período histórico.
• Contribuir na montagem do livro e organização do ambiente.


Geografia

Luiz Carlos
• Organizar o espaço da sala de aula de forma que ela seja dividida nas cinco regiões brasileiras. cada região deverá ser representadas por autores poetas. Mandar que os alunos pesquisem para expor o máximo sobre eles conforme sua naturalidade. Os alunos também podem ser divididos em equipes, cada equipe uma região.É transformar a sala no “Brasil da Poesia”. A partir daí discutir situações geográficas das cidades, estados e regiões brasileiras em que nasceram e viveram os poetas sugeridos. Se possível problematizar a origem do Cordel e sua dimensão geográfica.
• Contribuir na montagem do livro e na organização do ambiente.

Bibliotecono-
-mia
Elvira Martins da S. saraiva • Receber os livros doados, orientar os alunos e auxiliar na organização do acervo.


AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de forma processual e formativa no decorrer da execução do projeto através da observação e registro da participação e envolvimento dos alunos na realização das atividades e etapas propostas. Sendo que o professor se utilizará de um caderno de registro das observações diárias. Estes servirão de base para elaboração do relatório final e definirá a nota mensal de caráter qualitativo.


ANEXO I

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO AVALIATIVO

I - QUAIS AS INTERVENÇÕES QUE FAVORECERAM O AVANÇO DOS ALUNOS?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
II - HOUVE NECESSIDADE DE AJUSTAR O PLANEJAMENTO PREVISTO?
ONDE?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ E QUANDO? ____________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
III - COMO FOI O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS AÇÕES QUE COMPÕEM O PROJETO?__________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
IV - COMO PODE CONSTATAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
V - O PRODUTO FINAL É ADEQUADO AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ANEXO II

CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS: LÍNGUA_PORTUGUESA:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ARTES:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________HISTÓRIA___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________GEOGRAFIA:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


BIBLIOGRAFIA


BRANDÃO, Ana Carolina P, SELVA, Ana Coelho V., COUTINHO, Marília. IN: SOUZA, Ivani P. e BARBOSA, Maria Lúcia, F. de F. (orgs.). Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LEITE, Lúcia Helena A. Pedagogia dos Projetos: Intervenção no presente. Revista Presença Pedagógica, v.2, nº 8, março/abril de 1996. pág. 24 -33

PEDAGOGIA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES. Autora e coordenadora
pedagógica da obra: Tânia Dias Queiroz, Márcia Maria Villanacci Braga, Elaine Penha Leick. – São Paulo: Rideel, 2001.

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II. Guia geral. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação básica, 2008.76 p.: Ii.

_____________________________________________Língua Portuguesa: caderno de Teoria e prática 3 – TP 3: Gêneros e tipos textuais Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

_____________________________________________Língua Portuguesa: caderno de Teoria e prática 4 – TP 4: Leitura e Processos de Escrita I. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


_____________________________________________Língua Portuguesa: caderno de Teoria e prática 6 – TP 6: Leitura e Processos de Escrita II. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

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